O Gigante da Mercedes-Benz
Você já deve ter ouvido falar do clássico caminhão com cabina semi-avançada Mercedes-Benz L-1111, certo? Produzido na década de 1960 e 1970, foi o modelo mais vendido no Brasil de todos os tempos.
Essa história de sucesso começou no Salão do Automóvel de 1964 quando foi lançado o L-1111. Um caminhão inovador e que se encaixava perfeitamente às necessidades dos motoristas da época. Conforto e durabilidade foram os principais atributos que fizeram o modelo cair nas graças dos brasileiros e nas estradas do país.
Sua suspensão, composta por molas e amortecedores telescópicos, oferecia um conforto inédito até então, agradando a grande maioria dos motoristas que tinham a oportunidade de guiar o bruto. A cabine também tinha seu charme e elementos que chamavam a atenção como: banco ajustável em três posições, para-brisa em uma única peça, grandes retrovisores e o isolamento completo entre a cabine e o motor.
Pouco mais tarde, em 1970, a Mercedes-Benz lançou o sucessor do “Onze-Onze”, o L-1113. Apesar de possuir a mesma cabine que o modelo anterior, houve melhorias em sua motorização, que ficou mais moderna e aumentou a capacidade de tração, ampliando também as possibilidades e implementação.
111S, o Alligator da Scania
Em 1976, chegava ao Brasil uma nova linha de caminhões da Scania, a Série 1. Surgiu, então, um caminhão que se tornou um sucesso por essas bandas: o L 111, que chegou em três versões: L, LS e LT. Assim como os seus antecessores, L 75, L 76 e L 110, os modelos da série 1 foram apelidados de “Jacaré”, todos com motor dianteiro.
De cor laranja forte, e robusto, o modelo chamava atenção onde é que ele estivesse. Em janeiro de 1979 sua nomenclatura mudou por conta da legislação, e passou a ser chamado de L 111S, para identificar o motor turbinado que, inicialmente, tinha potência de 264 cv. Em 1981, a fabricante sueca deixou de fabricar o L 111S, que nessa época já tinha motor com 305 cv de potência. Foi neste ano que teve início a fabricação da Série 2, de cara chata. De toda forma, ainda hoje, é possível encontrar muitos L 111 em excelente estado de conservação.
Após quase 40 anos desde a fabricação do primeiro L 111, o modelo ainda é admirado por muitos amantes de caminhão. E mais, é muito fácil de encontrá-lo nas ruas. Hoje apenas 1% das vendas mundiais da Scania são nas cores laranja.
Scania 113, um futuro clássico!
Nos 60 anos da Scania no Brasil, ela anunciou uma serie especial que faria uma singela e icônica homenagem ao 113, o modelo mais vendido no Brasil e um dos mais valorizados caminhões da história da montadora no Brasil.
Em meados de 1991 para substituir o 112hw, que na época já eram muito superiores comparados a concorrência. Os modelos de 1991 a 1993 não se diferenciavam muito na parte estética dos seus antecessores, apenas com cores e faixas decorativas diferentes, e já nessa época já atraiam olhares e eram líderes de venda na sua categoria. Mas foi em 1994 que o reinado do 113 se firmou e o fez sonho de consumo/ferramenta de trabalho de vários caminhoneiros e frotistas do Brasil, com o lançamento da a cabine Top Line, e juntamente com ela a vinda do conceito de painel envolvente para o Brasil, que diga-se de passagem, continua atual até hoje. O 113 era no mínimo uns 7 anos à frente dos seus concorrentes da época fez com que o 113 dominasse a estrada até o término da sua fabricação em 1998 com o lançamento da série 4.
Se por um lado no Brasil o modelo é um ícone, na Europa ele é considerado o melhor caminhão do mundo. O fato aconteceu em 2015, quando a Commercial Motor (a maior e mais conceituada revista de transporte do mundo) fez um top 100 dos melhores caminhões de todos os tempos, no qual a Scania 113 ficou em primeiro lugar. Na verdade, a Scania conquistou 4 lugares no top 100.
Curtiu essas histórias?
Você também pode ter a sensação de dirigir um desses brutos da história do Brasil e do Mundo. Nós do Rotas Brasil elaboramos com o maior realismo esses belos e icônicos caminhões, para que você tenha a melhor sensação ao ligar e sentir um desses brutos na prática.
Aqui na loja do site você encontra esses 3 modelos incríveis e muito bem modelados com todo realismo. Não possui o seu ainda? Adquira agora mesmo e garanta sua diversão. (Você precisa ter o jogo Euro Truck Simulator 2 original para usufruir de nossos “mod’s” exclusivos).